terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Adeus horário de verão


Ah! Finalmente o horário de verão acabou, e com seu fim diversas horas de sono foram recuperadas. No horário de verão as pessoas acordam com o céu todo escuro, o dia fica mais quente e nosso organismo não se acostuma com isso tão rápido. É por essas e outras que todos reclamam. Porém nem todos sabem o verdadeiro significado do horário de verão. Um projeto do século 20 que tem um objetivo muito claro e benéfico, porém atrapalha a vida de muitas pessoas.
Em meados de 1907, William Willett, construtor Britânico e membro da Sociedade Astronômica Real, deu inicio a campanha do horário de verão o qual visava mais tempo para o lazer, menor criminalidade e redução no consumo de luz artificial. Ele tinha a ideia de que se os relógios fossem adiantados, a luz do dia seria melhor aproveitada, pois a maioria da população passaria a acordar, trabalhar, estudar, em consonância com a luz do sol. Surgiram opositores de todas as áreas; fazendeiros, pais preocupados com as crianças que teriam que acordar mais cedo. Porém a proposta de Willett não foi aceita enquanto era vivo e ele não pode ver a sua ideia ser colocada em prática.
Mais tarde o primeiro pais a adotá-la foram os Alemães em 1916, no que foi seguida por diversos países da Europa, devido à primeira Guerra Mundial. No Brasil ele foi adotado pela primeira vez em 1931, visando também à economia de energia elétrica.



Malefícios e Benefícios
Entre os malefícios o horário de verão provoca muitos efeitos nas pessoas, alterações no relógio biológico das pessoas mais velhas, causando prejuízos à saúde. Outro fator que causa transtornos na mudança de horário é a programação de televisão, que segue o horário oficial de Brasília, fazendo com que os estados que não adotam horário de verão, precisem se adaptar à mudança.
Entres os benefícios é a preservação do meio ambiente evitando a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil para geração de energia de origem térmica e a melhoria da qualidade de vida da população, pelo melhor aproveitamento da luz solar, com dias mais longos para o lazer e maior segurança ao entardecer.
Fato é que muitas pessoas reclamam sobre isso todo ano e não é atoa, nosso organismo luta para se adaptar com este horário e quando está quase apto, este horário muda novamente. Aos que cedo madrugam isto é um terror, o jeito é tentar se adaptar a isso dormindo mais cedo.

2 comentários:

  1. Seria um absurdo ficar o horário de verão como única e permanente opção?

    Parabéns pelo texto, curioso e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Talvez fosse melhor aderir a este horário definitivamente, já que é feito para benefício da sociedade, e não muda-lo constantemente.

    ResponderExcluir