terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jornalismo de referência

Como é de costume a Semana Da Comunicação na FIAM FAAM trará grandes palestras e oficinas para os estudantes que procuram uma referência para sua carreira.
Ontem, 20/10/2014,foi marcado pelo primeiro dia do evento, em que a instituição recebeu no auditório Nelson Carneiro, a presença de um grande telejornalista, Cesar Tralli, âncora do Jornal SPTV da Rede Globo.
O jornalista contou um pouco de sua vida profissional que começou bem cedo, ainda quando participava de jornais de escola e logo após, quando já estudava na Fundação Casper Líbero, teve o privilégio de trabalhar em alguns veículos bem conceituados da época, bem como jornais, rádios e revistas. Após sua formação foi convidado para dar início a um projeto no SBT, que visava aperfeiçoar as técnicas jornalísticas fora da redação.
Aos 24 anos assumiu como correspondente da Rede Globo em Londres, ganhando o mérito de ser um dos mais novos a assumir este posto e lá passou 5 anos de sua vida vivenciando grandes fatos históricos do mundo.
Quando voltou ao Brasil escolheu um ramo que era pouco explorado pela emissora na época o Jornalismo Investigativo cobrindo grandes casos de corrupção, sendo uma das mais famosas reportagens a prisão de Paulo Maluf e seu filho Flávio Maluf.
Em 23 anos de experiência na Rede Globo hoje tem a responsabilidade de conduzir um dos jornais com mais audiência na televisão brasileira, o SPTV. Contou que conduz o noticiário de acordo com o que o público sugere, costuma mesclar as pautas do dia com sugestões dos telespectadores que muitas vezes reclamam de coisas do cotidiano: a falta de água, os problemas nos bairros e histórias de ONGs ou instituições que tem ajudado os paulistanos.
Fazendo do jornalismo o mais imparcial possível para a inclusão do público.
Cesar Tralli também pôde contar um pouco sobre como regeu sua vida de acordo com seus princípios e como chegou ao auge de sua carreira. Aproveitou todas as oportunidades de se trabalhar fora do país e voltou com uma carga de experiência supervalorizada pelos veículos de comunicação, que o levou ao êxito. O gosto por estar na rua também ajudou bastante na sua escolha e até hoje costuma se alimentar com a cultura paulistana.
A partir de suas experiências marcadas pelo contato frequente com as pessoas argumentou sobre a expectativa que tem sobre os futuros profissionais desse ramo em geral, que muitas vezes acabam atrapalhando a apuração dos fatos com a falta de leitura em busca da informação, pela facilitação com as redes sociais presentes no dia a dia do jornalismo que mudaram este cenário. Disse também que este novo mundo está muito mais dinâmico, pois a transmissão das notícias pode ser instantânea através de qualquer tipo de tecnologia.
A palestra também foi marcada por muitas perguntas feitas por alunos, que não economizaram questões para ter uma base de quais foram os passos para o seu sucesso.
E por fim deixou como conselho aos futuros jornalistas escolherem a área que mais gostarem para atuar com comunicação e sempre trabalharem com grandes esforços preservando o bem estar e a autossatisfação, ao invés de correr somente atrás de ambições glamorosas.
Palavras que servirão de inspiração e o tornaram referência para alguns alunos que puderam ter o privilégio de conhecer um dos mais conceituados jornalistas da televisão brasileira que até hoje preserva o amor a profissão.
Confira abaixo uma pequena parte do que foi a palestra de Cesar Tralli:







2 comentários: