quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Os estagiários


Quem assiste ao filme, Os Estagiários, do diretor Shawn Levy, vê a realidade do ambiente de trabalho da Google e todos os processos de avaliação de pessoas no processo de recrutamento. 


O filme conta a história de dois vendedores, que ocupavam o mesmo cargo há muito tempo, e perderam seu emprego. Na busca por um novo emprego eles procuram algo inusitado, trabalhar na Google, no começo acham que seria impossível entrar na empresa, porém se arriscam por tentar uma entrevista. Acabam sendo selecionados e entrando na empresa como estagiários, passando por diversos processos de aprendizado, palestras e tarefas. Em um desafio os estagiários tem que apresentar diversos trabalhos em grupo contra outras equipes, como por exemplo: planejamento de aplicativos, solução de problemas com processadores, suporte técnico e vendas.



Neste processo os atores interpretam exatamente como seria a realidade dos “Glooglers” (expressão usada para pessoas que trabalham na Google), com suas diversas regalias, espaços de descanso, comida 24h por dia e gratuita, liberdade para desenvolvimento e diálogos com profissionais já habilitados. Mas com diversas tarefas a serem exercidas, para que sejam avaliados. Esta realidade está presente nas diversas empresas da Google.
Em matéria do Estadão, dois estagiários da filial da Google em São Paulo, contam detalhadamente como é o ambiente da empresa, eles falam sobre o ambiente de trabalho descontraído e jogos disponíveis para quem quer esquecer um pouco o trabalho e relaxar, proporcionando um ambiente agradável para resolução de novas idéias.  O processo seletivo para vagas é aberto todo ano para todas as áreas, porém são poucas pessoas que resistem a este processo, que conta com uma entrevista via videoconferência, no qual o entrevistado passa por diversos testes para que seja chamado a outro processo dentro da empresa. Os requisitos das entrevistas variam de profissão a profissão, pois eles procuram deixar o candidato em um cargo que ele realmente tenha afinidade e saiba exercer com excelência. Porém é imprescindível que o candidato tenha inglês fluente e estar cursando o último ano da faculdade.


Esse filme nos faz entender um pouco mais da dinâmica dentro da empresa, e nos traz a esperança de entrar em uma grande empresa. Afinal, quem não gostaria de trabalhar na Google? Uma das maiores empresas do mundo com um desenvolvimento absurdo ao longo dos anos.


Filme: http://megafilmeshd.net/os-estagiarios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário